O QUE É VÍDEO INSTITUCIONAL?

Você já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois um minuto de vídeo vale quase 2 milhões de palavras! O suficiente para falarmos em custo-benefício de um Vídeo Institucional, não acha?

Mas, afinal, o que é um Vídeo Institucional? Em que aspectos o Vídeo Institucional se diferencia dos outros tipos de vídeos? Quer saber? Então confira já nosso post e entenda:

NOVOS-ÍCONES-07Objetivos de um Vídeo Institucional

O propósito do Vídeo Institucional é, no fim das contas, criar uma boa imagem e contar uma história a respeito da sua empresa, produto ou serviço, tendo como foco clientes, parceiros, investidores, doadores, público interno, enfim, os públicos que forem do seu interesse.

Em um curto espaço de tempo — entre 30 segundos e poucos minutos —, o Vídeo Institucional, assim, explica à audiência o que ela precisa saber sobre um relatório sem precisar ler todas as páginas, sobre um site sem ter que clicar em todos os links, sobre uma empresa sem ter que conhecer todos os funcionários e produtos e assim em diante.

O Vídeo Institucional, desta maneira, é uma forma de espalhar uma mensagem de maneira eficiente e ganhando credibilidade.

NOVOS-ÍCONES-16Jogo é jogo e treino é treino

Para fazer um bom Vídeo Institucional, você pode começar por assistir a vídeos de outras empresas e instituições e se inspirar. Veja muitos exemplos aqui.

O formato mais consagrado é o chamado “Vídeo Institucional Tradicional”, o qual procura descrever a empresa da maneira clássica, ou seja, como surgiu, localização, áreas de atuação, principais clientes e diferenciais.

Porém, por ser um formato “tradicional” é cada vez menos usado, pois não surpreende tanto e, quando o assunto é vendas, não prende tanto a atenção.

Assim, aos poucos foram surgindo outros formatos mais dinâmicos e modernos. Sempre conte com a ajuda de um especialista para tomar a melhor decisão.

NOVOS-ÍCONES-15-1Influindo no que as pessoas pensam

De forma geral, Vídeos Institucionais não são propaganda, ou seja, não anunciam especificamente um produto ou uma promoção. Em uma acepção geral, Vídeos Institucionais são muito bons para influir em como as pessoas pensam sobre você e podem ou não trazer um Call To Action (CTA), que aquela parte em que pedimos para acessar um endereço, inscrever-se em uma newsletter, comprar um produto, etc.

Ou seja, o Vídeo Institucional pode trazer grandes resultados em vendas, mas de uma forma menos direta do que uma propaganda ou anúncio, por exemplo. Diversos fatores de mercado levam ao aumento das vendas através de vídeos, alguns deles são:

  • A maioria das pessoas simplesmente preferem assistir a um vídeo a ler um texto sobre uma empresa, produto ou serviço.
  • A sua página fica mais em evidência no contexto dos mecanismos de busca, com maior chance de aparecer nas primeiras posições.
  • Os internautas ficam mais tempo navegando no seu site, aumentando a possibilidade de clicarem em outros links e entrarem em contato com você.
  • Em um texto se pode escrever qualquer coisa, fotografias podem ser manipuladas digitalmente com facilidade, o que leva as pessoas a não confiarem em textos e fotos tanto quanto em vídeos.
  • Vídeo Institucional em si é um diferencial para sua empresa, por ter alto valor percebido no mercado.
  • Vídeos transmitem emoções de forma efetiva para o público, o que é essencial para qualquer compra.
  • Vídeos Institucionais permitem a você contar uma história mais aprofundada e visualmente interessante para seu público.
  • Pessoas se lembram de onde assistiram a um vídeo, podendo voltar ao seu site quando a oportunidade surgir.
  • Vídeos aumentam a conversão no email marketing.

E muitos outros!

NOVOS-ÍCONES-17-300x299Foco no resultado de um Vídeo Institucional

O que é o sucesso, se você não defini-lo? Dedicamos um artigo recentemente apenas à questão de como ter retorno com Vídeos Institucionais e também este sobre métricas em vídeos, mas em linhas bem gerais, há quatro grandes eixos de resultados a serem perseguidos:

  • Aumentar o valor percebido da empresa.
  • Conquistar novos clientes.
  • Otimizar a estratégia de web e SEO (Search Engine Optimization).
  • Engajar o público interno.
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